Contagem regressiva para 2021!
Foi dada a largada para novos sonhos, novas metas e projetos de realizações!
Um novo ano que se anuncia é momento de esperança e de se almejar por mudanças!
É tempo de renovarmos nossas energias e de fazermos um balanço sobre o que 2020 nos trouxe, com todos os seus obstáculos e superações.
No caos de tantas incertezas geradas pela pandemia, tivemos a sensação de estarmos vivenciando um ano interminável, não é mesmo?
Aprendemos ao longo desse ciclo, mais do que nunca, a importância de cuidarmos da nossa Saúde Emocional, para podermos respirar com equilíbrio nos momentos mais desafiadores.
Começamos a entender que não estar bem o tempo todo faz parte do roteiro.
Para lidar com diferentes circunstâncias, sensações e sentimentos, tudo junto e ao mesmo tempo, foi preciso muita resiliência, empatia, adaptabilidade…
Talvez você nem imaginasse o quanto dessas habilidades havia em você, ou o tanto que era capaz de desenvolvê-las!
E por isso mesmo, se por algum motivo você ainda se sente culpado por algo que acha poderia ter feito melhor, ou que deixou de fazer, esse também é o momento de não se cobrar tanto…
Está tudo bem, você fez o que estava ao seu alcance!
Faça uma retrospectiva e pense no que você precisa deixar para trás para iniciar um novo ciclo mais revigorado e confiante de si mesmo.
Reflita sobre quais são as dores, os sentimentos, os conflitos e os hábitos que não te fazem bem.
Avalie comportamentos que sejam conflitantes com os seus valores, você não é mais a mesma pessoa que era há um ano, ou mesmo há alguns meses.
É preciso nos desapegar de coisas que não fazem mais sentido – é importante olhar para o passado como aprendizado e para o futuro com perspectiva, mas viver sempre o hoje.
Que possamos iniciar uma jornada para um novo ano mais resilientes e solidários, talvez desenvolver essas características tenham sido nossos maiores aprendizados em 2020.
Ainda que tenha sido um período difícil, seja grato, proponha-se a viver com mais leveza, sem julgamentos e expectativas.
Exercite a aceitação, analise o que é possível ou não ser mudado, mas tenha em mente que a vida sempre nos dá liberdade de escolha de caminhos e oportunidades, e os próximos passos dependem de você!
Busque um caminho de novas aprendizagens, comprometa-se a fazer algo diferente!
A Mental Clean deseja que o seu Ano Novo seja repleto de significados verdadeiros, de valores essenciais, e que você simplesmente seja, sinta e realize!
Nós também preparamos uma breve retrospectiva de artigos para te ajudar a entrar em 2021 com mais qualidade de vida e bem-estar.
Acesse os links e confira os textos na íntegra:
Em um cenário caótico e impactante como esse, uma percepção atenta aos cuidados com a Saúde Emocional pode fazer toda diferença. É um período de sofrimento, por tudo o que está acontecendo, mas é também uma etapa de possibilidades, de autoconhecimento, de repensar a vida que se está levando e a que se almeja. É um tempo de refletir sobre si mesmo, sobre os relacionamentos e sobre o trabalho. É preciso calma interna para observar.
Luto – por que é importante vivenciar?
Por mais que todas as teorias definam o luto, não há como explicá-lo. O sofrimento pela ausência de alguém querido que se foi é algo que temos que respeitar e tem o tempo certo para cada pessoa.
Desafios e superações das mães na quarentena
Culpa é um sentimento muito comum entre as mães que, acertando ou errando, permanece nela. Pegue leve com você mesma, não se cobre tanto e aceite que não precisa dar conta de tudo!
Hábitos – mudar para ressignificar
Parar de fumar, diminuir o consumo de bebida alcoólica, roer unhas, procrastinar ações e decisões, comer menos açúcar. Se pensarmos que tudo começa com uma motivação, pode parecer simples, não?
É possível mudar um costume arraigado, mas, essa atitude requer também perseverança e reflexão sobre os motivos que nos levam a praticar tal comportamento.
Antifragilidade – “fazendo diferente para fazer a diferença”
O cenário que estamos vivendo nos exige uma postura de antifragilidade, a nossa capacidade de não apenas resistir a momentos de crises, mas também de evoluir e crescer nesse caos, utilizando essas circunstâncias como combustível para esse desenvolvimento.
Autoconhecimento – um enigma decifrável
O autoconhecimento é um processo transformador, o maior investimento que podemos fazer por nós. Essa é a maneira primordial de se cuidar, pois quando nos conhecemos, deixamos de reagir impulsivamente a situações adversas, passamos a sentir e a ter mais controle sobre nossas emoções e, consequentemente, passamos a ter mais qualidade de vida.
Burnout – quando o corpo e a mente pedem um pouco mais de calma! Ao sinal de esgotamento máximo, o nosso corpo emite os recados de alerta. Os sintomas mais comuns da Síndrome de Burnout são cansaço constante, insônia, enxaqueca, perda de memória, falta de apetite, dores musculares e dificuldade de concentração. É muito comum, porém, ao perceberam esses sintomas, as pessoas não darem importância, pois eles podem se manifestar de forma leve e alternadamente.