Intensificando laços de amor

Com a mudança de rotina repentina causada pela pandemia e a necessidade do distanciamento social – fundamental para a preservação da saúde e a contenção da circulação do vírus –, surgiu também a necessidade de se criar novas estratégias para manter a harmonia em casa.

Ninguém estava preparado para desempenhar, de uma hora para outra, todos os papéis sociais em um único espaço: cuidar dos filhos e, ao mesmo tempo, trabalhar e dar conta dos afazeres domésticos. Isso tudo sem ajuda externa, pois tivemos que dispensar nossos auxiliares neste período de distanciamento.

Por isso, mais do que nunca é tempo de voltarmos nossa atenção também aos nossos sentimentos. Um olhar atento às nossas emoções nos traz mais equilíbrio para enfrentar as situações difíceis do dia a dia e, consequentemente, nos proporciona mais saúde física e mental, pois nosso sistema imune está diretamente relacionado às nossas sensações.

A importância desse autocuidado ajuda a primeiro ficar bem consigo mesmo, para transformar esse momento peculiar em uma oportunidade criativa de desenvolver atividades em família, criando assim novas conexões e intensificando os laços de amor.

A palavra ‘crise’ está ligada a crescimento, a evolução e a aprendizado. Este período de distanciamento pode nos mostrar como aproveitar o ambiente da nossa casa e, mais ainda, a perceber o que é importante na vida e a construir relações mais saudáveis.

Com esse intuito, preparamos algumas sugestões de atividades para estimular novas experiências familiares. Experimente:

  • Piquenique – Com a família, escolha comidinhas fáceis de fazer, coloque uma toalha no chão e sirvam-se!
  • Álbum de fotos – Reúnam-se para rever fotos dos momentos especiais que passaram juntos.
  • Cinema – Além da sessão pipoca, a família pode criar o próprio filme. Os participantes constroem uma história, escolhem o figurino e gravam com o celular. É pura diversão!
  • Origami – Já tentou fazer origami alguma vez? É uma atividade muito gostosa. Este site ensina o passo a passo: http://www.comofazerorigami.com.br.
  • Mímica – Um membro da família pensa em algo para imitar, por exemplo: uma bailarina. Os demais se arriscam a adivinhar. Essa brincadeira garante muitas risadas.
  • Árvore genealógica – Juntos, recordem-se dos familiares e façam uma árvore bem legal com todo mundo.
  • Stop – Escolha categorias de cores, animais, cidades, entre outras e escrevam em uma folha de caderno. Agora é só sortear uma letra e preencher todas as categorias. Quem terminar primeiro diz: STOP!
  • Amarelinha – Com fita crepe ou giz, é só desenhar a amarelinha no chão e já está pronta para brincar.
  • Pular corda – Procure uma corda em casa, pode ser até de varal, e a família vai adorar recordar essa brincadeira antiga.
  • Obstáculos – Em um corredor, organize um circuito de obstáculos, por exemplo: soltar a almofada, desviar das garrafas pet, passar pelo túnel feito com cadeiras e lençol. Use a criatividade.
  • Jogos – Resgate os jogos de tabuleiro, como dama, xadrez, banco imobiliário, imagem e ação, são excelentes opções de diversão para toda a família.

Permita-se viver momentos preciosos ao lado das pessoas mais importantes da sua vida. Você verá que, mesmo diante das dificuldades, tudo pode ser mais leve e colorido.