Setembro Vermelho – Um coração que pulsa!
Os dados são alarmantes! Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de problemas cardíacos. As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil e no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, apenas neste ano já foram registrados mais de 300 mil óbitos no país.
A Organização das Nações Unidas instituiu setembro como o mês de combate às doenças cardiovasculares e 29 como o Dia Mundial do Coração, com o objetivo de disseminar informações em empresas e instituições sobre prevenção às doenças do coração e como a mudança de hábitos pode contribuir para uma vida mais saudável.
A saúde do coração está diretamente ligada a atitudes saudáveis. A maioria das doenças cardíacas podem ser evitadas com a prática de bons hábitos, como praticar atividades físicas regularmente, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro, e cuidar da alimentação, priorizando sempre verduras, cereais e frutas.
No outro lado da balança, os maus hábitos são os que mais comprometem a saúde do coração.
- Obesidade e sedentarismo – Pratique atividade física, pode ser uma caminhada pela manhã, comece aos poucos, e logo você se sentirá mais disposto e fortalecido;
- Consumo de álcool ou cigarro em excesso – Proponha-se e mudar esse hábito, quem sabe parar de fumar, o tabaco possui diversas substâncias tóxicas;
- Sono irregular – mantenha uma rotina de sono regular, nosso corpo necessita de uma média de 8 horas de sono para descansar.
Fique atento ainda a esses principais fatores de risco:
- Níveis de pressão e colesterol altos Diabetes;
- Estresse;
- Histórico familiar de doenças cardiovasculares.
Faça exames preventivos, procure um cardiologista e sua confiança.
E se precisar de apoio emocional, peça ajuda! Coração é sinônimo de vida! Vida pulsando!