Conheça as boas práticas em saúde mental nas empresas

Dados preliminares sobre a saúde mental dos brasileiros durante a primeira parte da pandemia de Covid-19 apontou uma elevada proporção de ansiedade (86,5%), uma moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático (45,5%) e uma baixa proporção de depressão (16%) em sua forma mais grave. O estudo contou com uma amostra de 17.491 indivíduos com idade variando entre 18 e 92 anos.

Os dados são de pesquisa do Ministério da Saúde e corroboram as informações da psicóloga Fátima Cristina Macedo, da empresa Mental Clean, em reunião da Comissão Mundo do Trabalho da Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo (CCIFB-SP) realizada no dia 6 de abril de 2021. A última reunião do grupo ocorreu no dia 4 de março com a convidada Renata Charutte.

Segundo Fátima, para as empresas saberem lidar com a saúde mental de seus empregados precisam, em primeiro lugar, saber identificar o problema. Em seguida, devem saber abordar as pessoas de maneira correta, usando de preferência ferramentas como a escuta ativa e a comunicação não-violenta. O encaminhamento correto da questão e a prevenção são igualmente itens fundamentais no processo.

Entre as boas práticas recomendadas pela psicóloga para a saúde mental das empresas, estão a adoção do horário flexível, do bloqueio da agenda no intervalo do almoço, da avaliação periódica da carga de trabalho, da permissão de folgas, de grupos de conversa e de práticas terapêuticas – tais como massagem ou yoga – presenciais ou on-line. Uma questão fundamental é apoio no home office. A especialista citou pesquisa onde 44% dos entrevistados afirmaram que não dispunham de um ambiente tranquilo de trabalho em suas residências.

*Artigo publicado originalmente no site da Câmara de Comércio França-Brasil

Confira a publicação acessando este link.