Diversão no trabalho: mais uma fórmula anti-stress?
Hoje soluções consideradas revolucionárias para aumentar a produtividade e reter funcionários estão em alta. Mas será que trazem resultados?
Um ambiente de trabalho colorido ou com uma decoração inusitada, onde os funcionários têm acesso a vídeo games e mesas de pebolim, pode até parecer a solução ideal para prevenir o estresse e tornar as pessoas mais felizes e produtivas. Esta e outras alternativas são procuradas equivocadamente por empresas, que buscam reduzir o estresse ocupacional e com isso melhorar a produtividade dos colaboradores – mas são medidas que não agem na raiz do problema e não levam em consideração diferentes aspectos, que interferem no bem-estar do trabalhador.
Além de ter um ambiente bonito e confortável, o que é bom, também é preciso olhar para o funcionário e entender suas necessidades e limitações, dando condições organizacionais necessárias para o seu desenvolvimento profissional e para o bom desempenho de suas funções.
Principais fatores que são considerados Riscos Psicossociais e que podem prejudicar a saúde física e emocional do trabalhador:
- Clima/ comunicação;
- Papéis na organização;
- Desenvolvimento na carreira;
- Relacionamentos interpessoais no trabalho;
- Interface casa/ trabalho;
- Conteúdo da tarefa;
- Carga de trabalho e ritmo;
- Horas de trabalho;
- Participação e controle.
Quando a empresa não está atenta aos fatores que podem desencadear o estresse no ambiente de trabalho, corre o risco de ter um impacto negativo na saúde e no desempenho dos funcionários e, com isso ter o aumento no absenteísmo.
Um levantamento realizado pela Previdência Social, entre 2012 e 2016, mostrou que as reações graves ao estresse, transtornos de adaptação, episódios depressivos e transtornos ansiosos foram responsáveis por 79% dos afastamentos. No Brasil, os transtornos mentais ocupam o terceiro lugar entre as principais causas de incapacidade no trabalho.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as perdas financeiras chegam a 1 trilhão de dólares, devido à diminuição da produtividade no trabalho, causada por doenças mentais. No entanto, de acordo com a Organização, empresas que implementaram iniciativas para promover a saúde mental e apoiar os empregados com transtornos mentais, tiveram ganhos não apenas na saúde dos colaboradores, mas também em produtividade.
Como melhorar a qualidade de vida no trabalho?
Os dados mostram a importância em implantar soluções eficazes que possam proporcionar um ambiente de trabalho menos estressante e mais saudável, onde os funcionários possam ter um bom desempenho.
Para isso, além de preparar a organização para a gestão dos riscos psicossociais, um dos aspectos importantes é desmistificar o tema saúde mental no ambiente de trabalho, preparando os líderes para perceber sinais e sintomas, saber abordar adequadamente e encaminhar para os serviços de saúde da empresa.
Se você está com dificuldades para encontrar uma maneira de melhorar o bem-estar emocional da sua equipe, entre em contato conosco para entender como podemos ajudá-lo.