Bebida alcoólica x lazer
Você sabe quantas doses de álcool podem ser consumidas por semana, que não ofereçam danos à sua saúde? É importante entender o que é um uso abusivo e o que pode ser considerado consumo de risco
O consumo de bebida alcoólica é normalmente associado a momentos de prazer, felicidade, convívio entre amigos e família. As pessoas buscam relaxar, socializar e o álcool acaba sendo considerado um item indispensável para a diversão. Mas será que esse “beber social” não representa nenhum risco?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe um nível seguro de consumo de álcool. Isso quer dizer que o organismo sempre é afetado de alguma maneira, independentemente da quantidade ingerida.
Dependendo do volume e da frequência, o consumo de álcool pode apresentar mais ou menos riscos à saúde. Para compreender melhor esses limites, a OMS definiu alguns padrões, considerando o número de doses:
Uma dose corresponde a:
– 330 ml de cerveja/ chop;
– 100 ml de vinho;
– 30 ml de destilados (cachaça, vodka, uísque, etc.)
Com base nessas informações, qual seria a quantidade considerada abusiva?
Segundo a OMS, é considerado um consumo exagerado quando um homem consome mais do que 14 doses por semana ou, no caso da mulher, sete doses semanais.
Em mulheres há o aumento do risco de casos de câncer, em especial o de mama. É o que mostra um estudo realizado em 2015 por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A análise mostrou que mulheres que consumiam ao menos uma dose diariamente, tinham um risco aumentado de desenvolver a doença.
Entenda mais sobre o uso abusivo de álcool, no vídeo com a psicóloga Patrícia França, especialista em Promoção de Saúde e Prevenção do Uso de Álcool e Drogas e Gestora de Projetos da Mental Clean: