Outubro Rosa: Como o autocuidado emocional motiva ações preventivas

Outubro Rosa é um movimento muito maior que apenas “mais um mês colorido”, é uma campanha mundial promovida pela Organização Mundial da Saúde para a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama – além de ser um lembrete de que saúde integral, mente e corpo, caminham juntos nesse propósito, pois ao cuidar de nossa saúde emocional, fortalecemos também nossa capacidade de agir em prol da saúde física.

Sabemos que, de fato, o diagnóstico precoce do câncer de mama salva vidas. No Brasil, estima-se que 73.610 novos casos sejam registrados em 2025, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Esses  dados coincidem com os disponibilizados pelo SUS, que demonstram a tendência de haver cerca de 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil por ano, considerando os anos entre 2023 e 2025.

Mas essas informações alarmantes também nos mostram que muitos casos só são detectados tardiamente, muitas vezes por falta de atenção, sensibilização ou escuta de si mesma.

Eis, portanto, a importância do autocuidado emocional: quando uma mulher está emocionalmente fragilizada — com estresse, ansiedade, depressão ou medo — pode demorar a notar os sinais que seu corpo está emitindo, adiar realizar os exames e assim tentar silenciar suas preocupações.

No entanto, sabemos que ações preventivas podem ser motivadas por meio do autocuidado emocional com a adoção das seguintes condutas:

1. Reconhecer os sinais internos: Ansiedade constante, medo, cansaço intenso, distanciamento de si mesma — são alertas de que algo pode estar desequilibrado por dentro. Quando damos atenção a essas emoções, temos mais abertura para perceber mudanças em nosso corpo que merecem investigação;

2. Criar espaço para acolhimento: Conversar com alguém confiável ou buscar apoio psicológico ajuda a reduzir o estresse, aumenta a consciência sobre a própria saúde e fortalece a disposição para manter hábitos de prevenção, como consultas regulares e o autoexame;

3. Motivação para agir: Cuidar de si emocionalmente dá força e energia para tomar atitudes positivas para fazer o autoexame mensal, agendar a mamografia e consultas com o ginecologista regularmente. Portanto, o autocuidado emocional ajuda a derrubar barreiras internas como “eu não tenho tempo”, “vou deixar para depois”, “e se for algo ruim?”, etc.

4. Rede de apoio e ambiente de trabalho: Quando empresas oferecem espaços de diálogo, conscientização e flexibilização para que mulheres cuidem de sua saúde física, estão ampliando o impacto do Outubro Rosa. Além disso, oferecer apoio emocional no ambiente de trabalho fortalece o papel da mulher na prevenção e no cuidado com a própria saúde.

E qual o papel da empresa na hora de integrar a prevenção com cuidado emocional?

  • Trabalhar com estratégias que transformem o ambiente organizacional em um local acolhedor e protetor para as mulheres;
  • Disponibilizar canais de apoio com atendimento psicológico às mulheres;
  • Promover palestras e rodas de conversa focadas em saúde mental e autocuidado integral;

Incentivar a prática regular do autoexame e dos exames recomendados para a prevenção do câncer de mama, junto ao estímulo ao cuidado emocional. A Mental Clean atua há anos em diversas organizações com o objetivo de ajudar a implementar cada uma dessas ações, porém entende que o cuidado com a saúde mental é coletivo e assim, deve-se cada vez mais conscientizar a respeito da importância da prevenção e que o autocuidado emocional depende também de cada um de todos nós.

O Outubro Rosa nos lembra que a prevenção vai além do corpo, pois quando damos atenção à nossa saúde emocional, abrimos caminho para perceber sinais, agir de forma precoce e nos cuidar com atenção e afeto.

Desejamos que  neste mês e em todos os outros, o autocuidado emocional seja a ponte que leva à ação preventiva e à saúde integral de todas as pessoas. Mas e você? Está fazendo a sua parte?