Pequenas pausas diárias que fazem grande diferença
O excesso de demandas, responsabilidades e deveres dominam o cotidiano de todos. Principalmente sob a pressão constante do trabalho, é comum pessoas terem picos de estresse e ansiedade pelo esgotante acúmulo de cobranças e preocupações que nos seguem até na hora de voltar para casa.
Nesse cenário, diversas medidas podem ser feitas para ajudar a saúde mental do colaborador, e a mais simples delas é muitas vezes negligenciada e vista como “perda de tempo”, mas acredite: curtas pausas durante o trabalho fazem toda a diferença!
Além de diminuir o estresse acumulado, uma pausa de 10 ou 15 minutos a cada duas horas ainda melhora sua produtividade. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois em 2021, demonstra que pausas regulares melhoram a capacidade de concentração, e a eficácia cognitiva e a produtividade.
Burnout e esgotamento mental são problemas cada vez mais comuns em trabalhadores, tudo isso pode ser amenizado com a prática de tirar um tempo para “esfriar a cabeça” antes de continuar. Se você sente um cansaço mental regularmente, atente-se para mudar essa realidade.
Veja algumas boas práticas para você aplicar em seu dia a dia:
- Pausa para uma respiração consciente;
- Alongamento alivia tensões físicas acumuladas;
- Desviar a visão das telas, olhar para longe ou para a natureza previne a fadiga ocular;
- Micro meditações (3 minutos) restauram o foco e reduzem a ansiedade;
- Pausa para um cafézinho ou água.
Uma duração de 5 a 10 minutos para essas atividades é o suficiente par restaurar sua energia e bem-estar mental com facilidade.
Momentos de desconexão e relaxamento têm um impacto significativo na diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, de acordo com um estudo realizado pela American Psychological Association em 2020.
Encontrar maneiras de implementar essa prática em seu dia a dia poderá ser muito efetivo na melhora da criatividade, do raciocínio e em construir um ambiente confortável de bem-estar no trabalho.
Além de fazer curtas pausas frequentes, a cada duas horas, estimule a sua equipe a realizar o mesmo, afinal, um time mentalmente saudável são profissionais mais produtivos e motivados.
O que fazer durante as pausas?
- Feche os olhos e concentre-se em sua respiração e conte até 4 quando inspira, segure o ar contando até 4, expire contando até 6 imaginando que com o ar também estão saindo todos os seus sentimentos e sensações ruins e permaneça 4 segundos com os pulmões vazios até recomeçar novamente o processo. Repita essa sequência quantas vezes quiser, até se sentir bem e pode diminuir os segundos para que se sinta confortável;
- Alguns minutos de meditação podem reduzir sensivelmente sua ansiedade, basta encontrar o método que você mais se identifica;
- Caminhe um pouco ou, se puder, converse com um colega;
- Exercício físico, alongamento ou uma automassagem alivia as tensões e o estresse;
- Desconecte-se totalmente das telas por alguns minutos.
E o que fazer para implementar essas pausas em sua rotina?
É comum que em meio a pressa do dia a dia esqueçamos de simplesmente nos darmos um tempo para nós mesmos.
Lembre-se, estudos, como o realizado pela universidade de Illinois em 2021, indicam que pequenas pausas a cada 2 horas é mais eficaz para manter a saúde emocional do que apenas uma longa pausa depois de horas de esforço mental e foco.
Experimente criar alertas a cada 2 horas para simplesmente parar de olhar constantemente à tela do computador, ou pratique a técnica Pomodoro:
- Faça uma lista de tarefas e defina o cronômetro para 25 minutos;
- Concentre-se em uma tarefa até o alarme tocar;
- Após a conclusão da sessão, marque um “pomodoro“ e registre o que você completou;
- Faça uma pausa de 5 minutos para refrescar sua concentração;
- Depois de 4 “pomodoros”, faça um longo descanso de 15 minutos.
Essa técnica não será apenas eficaz em melhorar sua saúde mental e bem-estar no trabalho, como também aumentará sua produtividade em pouco tempo.
Afinal, sentir-se confortável em seu ambiente de trabalho é imprescindível para uma vida mais saudável.
Com isso, descobrimos que não é necessário um grande esforço para cuidar minimamente de nossa saúde mental, mas pequenos hábitos cotidianos fazem toda a diferença.
Aliás, que tal implementar uma pausa consciente agora?