Autoconhecimento – um enigma decifrável
Você acha que se conhece o suficiente?
Quanto tempo do dia você dedica ao seu autoconhecimento?
A verdade é que cada um de nós é um enigma único, porém, possível de decifrar.
“Não sei quem sou, que alma tenho”, já dizia o poeta Fernando Pessoa. Questionar-se sobre nós mesmos deveria ser uma prática comum em nossas vidas, afinal, não nos cuidamos de maneira efetiva se não nos conhecemos interiormente.
Estamos passando por um período de profundas transformações sociais e também pessoais, um ambiente propício para o autoconhecimento.
Trata-se da construção de um caminho próprio, e para isso, muitas vezes, é preciso desconstruir crenças que foram enraizadas ao longo de uma vida.
Você pode achar esse assunto um pouco complexo e profundo, mas a jornada do autoconhecimento é intensa, porém necessária para o equilíbrio da nossa Saúde Mental.
É um processo transformador, o maior investimento que podemos fazer por nós.
Essa é a maneira primordial de se cuidar, pois, quando nos conhecemos, deixamos de reagir impulsivamente a situações adversas. Passamos a sentir e a ter mais controle sobre nossas emoções e, consequentemente, a ter mais qualidade de vida.
Como praticar o autoconhecimento?
Em meio às incertezas que estamos vivendo, é possível praticarmos o autoconhecimento por meio de ações simples e, assim, mantermos em dia a nossa autoestima e evitarmos sensações de frustração e ansiedade.
Se você já é praticante, continue e aprimore! Mas, se você não tem o costume de lançar esse olhar interno, aproveite o momento para esse desafio.
Confira algumas dicas para começar a praticar já:
- Leia textos sobre o assunto, pesquise, há excelentes artigos disponíveis na internet
- Pratique atividades físicas, pois o autoconhecimento também está relacionado ao nosso corpo
- Medite, no YouTube há várias sugestões para gostos diversos
- Faça psicoterapia, mesmo que não tenha um problema específico, vários profissionais estão atendendo de forma on-line
- Tenha contato com a natureza, contemple, ouça os sons dos pássaros, das árvores
- Ouça músicas relaxantes
- Enfim, faça o que te ajude a se conectar consigo mesmo.
Reserve um tempo só para você
O tempo é o que há de mais precioso e muitas vezes não sabemos administrá-lo. Mesmo em tempos de distanciamento social, há uma urgência angustiante no ar, parece que estamos em constante produção, com a sensação de que não vamos dar conta de tudo.
O mais interessante é que quando arrumamos tempo, geralmente é dedicado ao “outro”, aos compromissos profissionais e aos familiares. Esprememos a agenda, dormimos menos, mas não deixamos de atendê-los.
Quantos não deixam de fazer uma terapia alegando falta de tempo? Ou ainda não se permitem reservar um horário do dia para meditar ou relaxar, ainda que desejem?
Pense nisso, reserve alguns minutos do dia ou uma hora na semana que sejam só seus para se cuidar e se autoconhecer. Aquele instante de silêncio em que não há mais ninguém de fora, em que você se conecta com o seu eu mais profundo e genuíno. Um presente de valor inestimável para você!
E lembre-se: só há um caminho para superarmos o que está acontecendo:
lutando juntos e pensando no próximo, além de nós mesmos!
Não tenha dúvidas de que tudo isso vai passar e sairemos mais fortalecidos!