Faça Pausas e verá sua produtividade aumentar
Uma era que exigia que as pessoas passassem horas concentradas em suas tarefas, sem se levantar da cadeira, por medo de prejudicar a produtividade e a eficiência, se foi. E, o aumento da tecnologia e as experiências provocadas pela pandemia, tornaram ainda mais evidente a mudança de visão.
Atualmente, muitos profissionais e empresas estão percebendo os benefícios de realizar pausas ativas durante o trabalho. Estas breves interrupções de movimento têm se mostrado capazes de tornar o profissional mais produtivo, saudável e lucrativo do que quando exposto a longos períodos de trabalho ininterrupto, somente praticando algumas pausas fisiológicas, cotidianas ou provocadas por terceiros.
Esse movimento se chama Rotina de Pausas Ativas e trata-se da prática institucionalizada de pequenos intervalos ativos realizados durante o expediente. Na rotina, recomenda-se que, a cada hora de trabalho, a pessoa interrompa suas atividades laborais por 3 a 5 minutos para realizar uma pausa consciente e proativa, que pode incluir atividades como caminhada, alongamentos, exercícios específicos para a coluna e articulações ou até mesmo exercícios de respiração.
O maior benefício da rotina de pausas ativas é que, a cada pausa, o fluxo sanguíneo aumenta e hormônios são liberados, proporcionando uma sensação de recuperação, vitalidade e alívio, permitindo que o profissional retome suas tarefas com mais energia e concentração.
Embora essa cultura ainda seja uma novidade para muitas empresas, o aumento dos problemas de saúde física e emocional tem levado pessoas ao redor do mundo a repensarem suas rotinas de trabalho.
Um estudo realizado por pesquisadores do Reino Unido em 2019, encomendado pela empresa Fellowes Brands, revelou que metade dos 3 mil trabalhadores analisados na França, Alemanha e Reino Unido sofria de dores nos olhos, enquanto 48% experimentavam dores nas costas e/ou frequentes dores de cabeça.
Com base nesses resultados, os pesquisadores desenvolveram o projeto “The Work Colleague of The Future”, que desenvolveu a escultura de um protótipo da “funcionária do futuro” chamada Emma, representando os possíveis efeitos negativos do trabalho sedentário nas futuras gerações. Por isso, eles trouxeram a importância de refletirmos agora sobre nossa atual cultura de trabalho, o começar a pensar nas futuras gerações, especialmente nos trabalhadores que atuarão sentados em contato com telas.
O Prof. Daniel Sandy, Mestre em Ciência da Motricidade Humana e fundador da Pausa Ativa Ocupacional Ativa, primeira solução no Brasil dedicada à gestão do tempo sentado no ambiente de trabalho, recomenda, em um dia de trabalho, pelo menos 4 pausas ativas de 3 a 5 minutos. Ele afirma que os impactos positivos são perceptíveis já nas primeiras atividades, como, por exemplo, o aumento expressivo na disposição, humor e no alívio de desconfortos musculares, que promovem uma maior percepção de bem-estar e produtividade.
Portanto, cuidar do bem-estar e da saúde durante a jornada de trabalho é essencial para evitar desconfortos físicos e emocionais e a perda de talentos. Considere adotar a rotina de pausas ativas para melhorar sua produtividade e bem-estar no trabalho.