Como encarar a perda de um pet
É importante que o dono do animal de estimação possa expor sua dor e tenha o apoio psicológico necessário para enfrentar o luto
O setor Pet cresce exponencialmente. A cada dia, surge uma novidade para os animais de estimação. São roupas, fraldas, acessórios, camas, brinquedos, sorvetes, rações diferentes, etc. Tudo para deixá-los mais bonitos, confortáveis e bem servidos.
Em muitos casos, o animal de estimação faz parte da família, sendo tratado como um filho. Hoje, já existe até a guarda compartilhada, tal o grau de envolvimento emocional reconhecido pelo judiciário.
Mas a relação entre pessoas e animais não é feita só do lado “bonito” e agradável. Precisa-se levar em conta outros aspectos, como o adoecimento e a perda do animal. Isso causa sofrimento e a dificuldade dos envolvidos em lidar com o luto.
Olhando para o tempo de vida dos animais, sabe-se que, infelizmente, eles têm um período muito curto e as famílias enfrentam com dor estas perdas. São sofridas, difíceis de serem enfrentadas. Em algumas pessoas causam adoecimento físico e emocional, podendo até mesmo desenvolver um quadro de depressão, devido à falta de reconhecimento desse sofrimento e o fato de o indivíduo guardar para si a dor que está sentindo.
É uma questão de saúde fazer uma reflexão sobre este sofrimento, qual o papel deste animal em sua vida e o significado desta perda. A partir do momento em que o olhar se volta para o ser humano, para sua dor e intensidade, se torna mais fácil a compreensão e abre-se a possibilidade de ajudar o dono ou tutor do animal sem julgamentos ou censura.
O APOIAR, serviço de suporte psicológico da Mental Clean também é voltado para os donos de animais diante de um diagnóstico ruim ou durante o período de internação; nos casos graves, é trabalhado o luto antecipatório, possibilitando a vivência de maneira mais saudável, evitando o adoecimento. É oferecido também suporte psicológico após a morte do animal, para ressignificar este momento de perda.
Não sofra sozinho! Busque ajuda especializada!
Fátima Macedo
Diretora Geral
e Patricia de Souza
Psicóloga Especialista