Como ser resiliente neste momento de crise
No cenário que estamos vivendo em razão da crise instalada pelo COVID-19, além, é claro, de todas as medidas de proteção amplamente divulgadas pelas mídias e órgãos oficiais do Governo para evitar a disseminação do vírus, é fundamental também cuidarmos da nossa Saúde Emocional para que possamos passar por esse período da forma mais saudável possível.
Uma característica importante que pode ser desenvolvida neste momento é a Resiliência, que é a capacidade de lidar com os imprevistos e problemas, de adaptar-se às mudanças, às pressões, aos obstáculos e situações adversas, encontrando estratégias de enfrentamento para superar as dificuldades com equilíbrio e de forma positiva.
Por isso, elaboramos algumas dicas para você desenvolver e praticar a sua resiliência!
Administre o seu estresse:
Encontre ferramentas que lhe proporcionem bem-estar e momentos de prazer. Você pode meditar, encontrar técnicas de relaxamento e respiração, dançar, cantar, olhar para imagens relaxantes (uma foto de família ou uma paisagem, por exemplo). No YouTube há meditações para diversas situações – para acalmar a mente, mantras, sons de chuva, cachoeiras. Que tal navegar por lá?
Exercite a percepção daquilo que você tem controle e o que não pode mudar:
Foque no que você pode solucionar! Imprevistos acontecem por diversos motivos, em razão de uma situação infeliz e não porque o mundo é um lugar ruim!
Para esse exercício, faça uma lista do que pode ser mudado, quais atitudes devem ser tomadas e outra lista com o que te preocupa. Mantenha-as por perto para que possa adicionar itens nos momentos em que julgar necessário.
Cultive o senso de humor:
O bom humor ajuda a ter uma perspectiva mais otimista dos maus momentos e melhora a sensação de bem-estar por meio do aumento da Dopamina. Procure assistir filmes leves e comédias, leia livros que possam ajudá-lo a manter o humor em alta.
Aqui vai uma dica de um site de indicação de filmes: Filmmelier
Busque apoio social:
Bons relacionamentos são pilares da resiliência! Família e amigos são apoios importantíssimos em situações de crise, mantenha-os por perto. Porém, neste período, lembre-se de respeitar as medidas de proteção e aproveite as redes sociais para estabelecer contato. Alguns aplicativos de vídeo chamadas como o Google Duo, Skype e o próprio Whatsapp, encurtam distâncias. Que tal marcar uma reunião familiar ou até mesmo um happy hour com os amigos!?
Evite remoer pensamentos negativos:
Tente focar nos pontos positivos. Quando pensar em algo negativo, encontre três motivos favoráveis para essa mesma situação!
Por exemplo: “não posso sair de casa, mas tenho mais tempo para estar ao lado das pessoas de que gosto”, “posso terminar uma série com várias temporadas e ler aquele livro que sempre quis”.
Busque conhecimento, aprenda coisas novas e nutra a sua criatividade:
Leia, faça cursos on-line, aprenda um novo idioma, assista a tutoriais no YouTube, escreva poemas, pinte, desenhe, cante, faça algum artesanato, retome aquele hobby antigo que deixou de lado. Enfim, encontre algo novo e prazeroso para se ocupar.
Tenha atitudes positivas:
Estabeleça contato com pessoas otimistas, reaproxime-se de amigos, envie mensagens de apoio e evite dramatizar a situação.
Um alerta: neste momento há uma enxurrada de notícias falsas sobre o novo Coronavírus, portanto, busque fontes de informações confiáveis como as mídias do Ministério da Saúde.
Abrace a mudança:
Aceite a realidade como ela é! Passe a vê-la como um desafio e não como uma ameaça. Aproveite esse período para experimentar coisas novas, inclusive uma nova percepção dos obstáculos.
Cuide-se!
Ainda que esteja em isolamento social, mantenha uma rotina de autocuidado. Exercite-se com a ajuda de vídeos e aplicativos, mantenha uma alimentação balanceada e um sono reparador – não troque a noite pelo dia.
Se você se considera uma pessoa espiritual ou religiosa, as práticas religiosas podem te ajudar neste momento.
Por fim, se considerar que o momento está difícil, cuide da sua Saúde Emocional e procure ajuda profissional!
Psicólogos têm permissão para realizar atendimentos online, caso tenha alguma dúvida, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.
O isolamento domiciliar e social pode ser o início da sua busca pelo autoconhecimento e um processo de mudança interna! Aproveite essa jornada! Você sairá dela fortalecido!
Sites oficiais de informações sobre o COVID-19
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Dicas de livro:
“O poder do Agora” – Eckhart Tolle – editora Sextante
“Novas ideias para uma vida Melhor” – Dr. Wayne Dyer – editora Nova Era