Ecoansiedade: Perdas e mudanças climáticas afetam a saúde mental das pessoas. Mental Clean segue apoiando empresas clientes! 

Todos estão acompanhando a calamidade pública que o RS está passando, devido às fortes enchentes que assolam o estado e o impacto na vida do povo gaúcho. Mal vislumbramos perspectivas de melhora dos atingidos e novos locais entraram em estado de emergência, pela volta da chuva! 

Situações como essa nos tocam no mais vulnerável da humanidade, trazendo a sensação de angústia em relação ao futuro e de impotência perante a possibilidade de ajudar efetivamente o outro!  

Nesta perspectiva, entendemos que, em uma situação de calamidade pública como essa, todos somos de alguma forma impactados. 

Conviver com emergências climáticas, em qualquer lugar do mundo, tem causado impactos significativos na saúde mental das pessoas, e isso porque temos presenciado tais cenários, com cada vez mais frequência e sem que seja possível prevermos, devido ao contexto de instabilidade do meio ambiente. Desta forma a Ansiedade Climática ou Ecoansiedade é um termo que vem sendo construído, como forma de traduzir emocionalmente o que temos vivido.  

Um estudo publicado em 2021 pela revista científica The Lancet Planetary Health revela que 59% dos jovens relatam estar muito ou extremamente preocupados com as mudanças climáticas (67% entre os brasileiros) e 45% percebem que essas questões afetam negativamente suas rotinas (proporção de 50% no Brasil). 

Mas como as empresas podem acolher esses sentimentos cada vez mais presentes nas pessoas? 

Desde o início das enchentes a Mental Clean tem levado apoio, acolhimento, suporte e orientação a funcionários e familiares de diversas empresas, tanto por meio de sua Central 24×7, quanto presencialmente com psicólogas e assistentes sociais. 

Criar espaços seguros e eficientes de escuta dentro e fora das organizações, com profissionais capacitados, que trazem a possibilidade de falar sobre essas inseguranças e cocriar possibilidades para enfrentamento dos desafios, colabora para que as pessoas se sintam apoiadas e mais seguras para seguir em frente diante de tamanho desafio. 

Preparamos algumas dicas de como acolher as pessoas que passam por esse momento:  

1. Ofereça Apoio Psicossocial: 

   – Disponibilize serviços de apoio psicológico e assistência social. Ter um profissional qualificado para ouvir e orientar irá fazer uma grande diferença. 

 2. Promova a Educação e a Conscientização: 

   – Realize workshops e palestras que abordem o momento vivido, a ecoansiedade e suas implicações. Acolher e informar as pessoas sobre o assunto pode ajudá-las a entender melhor seus sentimentos e encontrar formas de lidar com eles. 

 3. Crie Grupos de Apoio

   – Estabeleça grupos de apoio onde as pessoas possam compartilhar suas experiências e sentimentos sobre as mudanças climáticas. Existe um luto coletivo por tudo que estão passando, por isso, fortalecer o sentimento de comunidade pode ser muito reconfortante. 

 4. Comunique-se de Forma Aberta e Transparente

   – Mantenha uma comunicação aberta sobre as ações que a empresa está tomando em relação à sustentabilidade e às emergências climáticas. Saber que a empresa está agindo pode aliviar a ansiedade dos colaboradores. 

5. Incentive a Conexão com a Natureza: 

   – Em momento oportuno, promova atividades ao ar livre, como caminhadas, plantio de árvores ou criação de hortas comunitárias e reflexões sobre o cuidado com o ecossistema. Essas atividades podem ajudar a aliviar a ansiedade, a fortalecer a conexão com o meio ambiente e reforçar nossa responsabilidade com a sustentabilidade do planeta.  

Entre em contato com o nosso comercial e conheça estratégias eficazes que te ajudarão nessa necessária jornada de cuidado, tanto com as pessoas atingidas quanto com colegas que estão impactados por tudo que está acontecendo.