Estamos todos conectados
Vivemos um momento de incertezas em relação à nossa saúde física e à crise econômica mundial que vem exigindo de todos nós uma nova postura social.
Mesmo que você não tenha relação direta com alguém infectado pelo Coronavírus, é preciso lançar um olhar cuidadoso sobre as emoções que possam gerar medo, ansiedade e, consequentemente, baixa no seu sistema imunológico.
Você pode estar se perguntando: mas o que um vírus, que eu não adoeci e do qual eu não tenho controle, tem a ver com minha Saúde Emocional?
O nosso sistema imune está ligado às emoções. Muitas doenças, tanto físicas como mentais, são desencadeadas em razão de um estado emocional desequilibrado.
Para combater o vírus, é preciso que nossas células de defesa entrem em ação e seu desempenho está diretamente ligado aos nossos pensamentos.
Por isso, ao fortalecer a nossa mente, as células também estarão estimuladas positivamente para enfrentar a pandemia de forma mais serena e equilibrada.
Estaremos, assim, mais preparados também para ajudarmos as pessoas ao nosso redor.
Preparamos algumas dicas para ajudar você a manter a sua Saúde Emocional:
Identifique pensamentos que possam lhe causar mal-estar: evite pensar toda hora sobre a COVID-19, isso pode causar o aparecimento de sintomas e aumentar a sensação de desconforto emocional.
Reconheça seu limite e as suas emoções: compartilhe com amigos, familiares ou um profissional da saúde suas angústias e dúvidas sobre a pandemia.
Busque conhecimento e não informação em excesso: informe-se na medida certa, pois ficar o tempo todo conectado pode desencadear ansiedade.
Tenha cautela: procure dados confiáveis sobre a pandemia e evite informações e imagens sensacionalistas que causarão mais angústia e medo.
E lembre-se de que um dos melhores caminhos para manter a sua Saúde Emocional é a prevenção.
E… Sorria! Veja o mundo ao seu redor e pratique a Gratidão, há indícios de que pessoas gratas são mais felizes.