Prevenir é Melhor Que Remediar!
Esse ditado, nunca foi tão adequado para o momento que estamos enfrentando em relação ao Coronavírus!
Pensando nisso, a Mental Clean apresenta alguns esclarecimentos e propõe atitudes práticas de Promoção de Saúde Emocional, para minimizar os impactos gerados na sua Saúde Mental durante a pandemia:
PREVENÇÃO X TRATAMENTO:
Quanto mais investirmos na prevenção à saúde, menos encaminhamentos serão realizados para áreas médicas. E, para que isso aconteça, é fundamental que os comércios, escolas, empresas, estejam alinhados na redução de propagação do COVID-19. Algumas medidas cautelosas serão necessárias nesse momento, incluindo as suas!
Não se desespere e siga as orientações de higiene pessoal!
VOCÊ É UM CONDUTOR!
Asmáticos, hipertensos, diabéticos, fumantes, idosos e crianças estão mais suscetíveis a contrair o Coronavírus. Mesmo que você não esteja nesse grupo, tenha uma atitude empática. Cuide-se para que você não ofereça risco de transmissão da doença para outras pessoas. Lembre-se que você é um condutor e o cuidado com sua saúde é de extrema importância nesse momento. Seja solidário!
MUDANÇAS DE HÁBITOS
O “Isolamento e Distanciamento Social” é uma fase e não uma regra! De fato, é muito difícil ficar longe da família, amigos e das confraternizações. Por outro lado, cabe a nós seguirmos as diretrizes, para que logo possamos voltar com nossas rotinas. A responsabilidade em tempo de pandemia, é de todos!
OUTROS CUIDADOS
Além dos cuidados do corpo, é preciso ter atenção também com a saúde da sua mente, ainda mais, diante de tantas mudanças na rotina. Claro, todas necessárias!
Utilize esse tempo a seu favor. Tenha atitudes POSITIVAS, diminuindo o medo e ansiedade. Que tal?
- Conecte-se, faça vídeos chamadas com as pessoas queridas, não isole o seu afeto;
- Busque aprender técnicas de respiração para aliviar os sintomas da ansiedade;
- A meditação neste momento também é uma ótima escolha;
- Tome cuidado com as informações que recebe e com as que transmite também. Não espalhe Fake News;
- Procure formas de se exercitar em casa. O exercício físico é ótimo para liberar os hormônios que causam bem-estar;
- Aproveite e coloque em ação aquele antigo plano de organização que está aguardando um tempinho seu em casa;
Manter-se equilibrado emocionalmente é fundamental para atravessar essa fase! Então, comece agora com pequenas mudanças de hábito e aos poucos você poderá fazer grandes transformações!