Redes sociais e os impactos negativos do excesso de telas

O uso de celulares, tablets, computadores e televisores pode proporcionar novos aprendizados e conectar as pessoas com uma diversidade de assuntos e possibilidades, porém é preciso ter cuidado com a quantidade e qualidade das informações absorvidas.

De acordo com pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular da UFMG (2023), o uso excessivo de telas está relacionado a uma piora da saúde mental das pessoas, independentemente da idade.

Os estudos demonstraram um aumento da depressão, ansiedade e distorção da autoimagem, que se deve à comparação que as pessoas fazem ao consumir conteúdos nas redes sociais, que expõe corpos e cotidianos muito diferentes da realidade da maioria da população, fazendo com que os sentimentos de desajuste e infelicidade ganhem espaço.  

Uma possível explicação para o aumento do tempo de tela na rotina das pessoas se trata das transformações sociais que vieram junto com a pandemia de covid-19. Devido ao isolamento social, as telas foram ganhando cada vez mais espaço, sendo amplamente utilizadas para trabalho, estudo e, também, para entretenimento.  

Além disso, a utilização das telas se mostraram uma possibilidade encontrada pelas famílias para distrair as crianças enquanto os pais realizavam as tarefas do cotidiano, essa nova dinâmica familiar trouxe também um maior distanciamento entre pais e filhos agravando a saúde mental de toda a família. 

A utilização massiva de telas foi aparecendo como alternativa viável frente a nova realidade pandêmica e, também, como recurso de enfrentamento a solidão, porém as consequências deste uso excessivo podem ser melhor observadas agora. 

Compreendendo o impacto da utilização massiva de dispositivos tecnológicos vê-se a importância do resgate de hábitos saudáveis, um processo de se desconectar um pouco das redes e se reconectar com a vida, mundo e família. 

Por isso, recomendamos não apenas limitar o tempo de conexão, mas aproveitar melhor a sua vida, buscando manter seu corpo e mente ativos de diversas maneiras: 

  • Amplie suas oportunidades de socialização, participe de grupos e cursos para ter novos conhecimentos e amizades; 
  • Tenha contato com a natureza indo a praças, parques e lugares ao ar livre; 
  • Mantenha uma rotina de atividades físicas que você goste de realizar; 
  • Deixe de lado o celular e esteja realmente presente quando estiver com seus familiares e amigos. 

Buscar o equilíbrio é a chave. Sabemos que o uso de dispositivos tecnológicos faz parte  da nova realidade, porém é importante dar um descanso para o nosso corpo e mente do uso de telas, assim conseguimos construir relações mais saudáveis em todos os sentidos. 

Cuide-se.